Suporte ao empreendedor

JUNTOSPELOVAREJO E VIMER

Evento para lojistas brMalls trouxe dicas práticas para trabalhar o Dia das Mães e Dia dos Namorados

Em abril foi dado início ao projeto JuntosPeloVarejo para lojistas brMalls, em parceria com a VIMER, onde são trazidos conteúdos de inovação, tendências e ideias tangíveis e práticas para que os empreendedores se diferenciem e incrementem suas vendas durante as principais datas do varejo e ao longo de todo ano.

Com conteúdo assinado por Camila Salek, fundadora da VIMER com mais de 25 anos de atuação no varejo, foram abordadas 11 tendências do mercado e oportunidades para o Dia das Mães e Dia dos Namorados, considerando o novo contexto pós início da pandemia e as mudanças no comportamento dos consumidores.

1.Visual Merchandising

O Visual Merchandising (visual de vitrine) é um misto de conhecimento de marca, referências e técnica que envolvem toda a atmosfera de uma loja. Seu objetivo é proporcionar ao cliente uma experiência mais rica e um envolvimento maior com o produto/marca e, como consequência para o investidor, maior rentabilidade. O VM considera ambiente (para despertar sentidos), sazonalidade (ciclos/eventos), preço (valor agregado do produto), moda (itens em alta) e seleção (curadoria)

2. À procura de segurança e bem-estar

No cenário de crise humanitária que estamos vivendo, o consumidor se viu com a necessidade de buscar essencialmente segurança e bem-estar, por isso é muito importante estar atento e reforçar sempre nas comunicações da marca as medidas de prevenção praticadas pela(s) loja(s).  

3. O poder da sociedade

Com o isolamento social e aumento do uso das redes sociais, o ativismo ganhou mais força. A desigualdade, discriminação e discussões sobre os padrões de gênero estão acontecendo cada vez mais. Dessa forma, trazer cada vez mais pluralidade para a sua marca e negócio é essencial para estar sempre atual e em linha com o que importa para o seu cliente.

Além dessas tendências, as oportunidades que podemos aproveitar e desdobrar nas duas próximas datas do varejo são:

4. Multicanalidade

Estar presente em diversos canais de venda, como drive-thru, locker, e-Shop, assistente de compras, catálogos digitais e explorar formatos diferentes como live commerce, assinaturas e malas com produtos para escolha do consumidor em casa é essencial para trabalhar formas variadas e fáceis de comprar – podendo ser um diferencial.

5. Atendimento impecável

Ter uma equipe treinada para prestar um atendimento excelente, humanizado e com conhecimento para orientar a melhor decisão de compra para o consumidor é fundamental – seja qual for o canal.

6. Experiência

Focar no bem-estar do consumidor e na experiência que ele terá na sua loja, física ou online, é primordial para a construção de relacionamento com seus clientes.

7. Escute e observe seu público

Tanto no Dia das Mães quanto dos Namorados é possível abranger diversos públicos diferentes. A figura materna não se resume apenas à biológica, o seu cliente pode ter diversas representações de mãe: uma tia, avó, madrinha, irmã, amiga, e ainda tem as mães de pet. Em Namorados, além dos casais, temos margem para impactar os solteiros. As oportunidades são diversas!

8. Curadoria

Trazer sugestões relevantes para o consumidor neste momento e uma pensar quais produtos/serviços podem ser direcionados para ele trazem mais conveniência e satisfação. Olho nos dados!

9. Compra inteligente

Com as dificuldades trazidas pela pandemia, o consumo se tornou mais consciente. Além de produtos funcionais, os consumidores buscam por produtos funcionais e facilidade de pagamento. Para criar uma relação com ele, considere oferecer brindes, descontos e cash back.

10. Colaboração e Coopetição

Desde o início da pandemia, vimos muitas marcas realizarem ações em conjunto em datas sazonais. Pense sobre seus produtos, ofertas e serviços que podem ser complementados com outras marcas e busque parcerias estratégicas.

11. Personalização

Essa é uma das oportunidades mais em alta e foi impulsionada pelos meios digitais durante a pandemia. Com a predominância da individualidade, a ênfase na diversidade e representatividade dos indivíduos, os produtos personalizados, desde a embalagem até a possibilidade de gravação de um nome ou mensagem especial, se tornaram imprescindíveis no ato de presentear.  

E não acabou! Teremos eventos com a Vimer ao longo do ano, abordando as grandes datas do varejo, e no nosso Instagram (@juntospelovarejo) continuaremos trazendo diversos temas sobre varejo e empreendedorismo para que você consiga aplicar todo esse conteúdo no dia a dia do seu negócio.

Vamos juntos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *